AVALIAÇÃO
Perguntas:
Como avaliar levando em consideração as diferenças entre os estudantes?
Quais são os critérios dos professores para avaliar?
Por que os professores se questionam sobre sua forma de avaliar?
Qual é o sentido da avaliação?
Como avaliar?
Por que o estudante indisciplinado consegue boas notas na avaliação? E vice-versa?
Como escolher os instrumentos de avaliação de acordo com o conteúdo?
Quais são os fatores que influenciam no momento da avaliação?
minhas perguntas:
*Quais os objetivos da avaliação?
*A avaliação é um tema que tem a tendência de apavorar os alunos pelo fato destes estarem acostumados com o tipo de avaliação onde só tem valor o que é respondido na prova. Como reverter este processo, fazendo que a avaliação se torne apenas uma parte integrante e natural do processo de ensino e aprendizagem?
*O que pensam os alunos sobre avaliação?
Primeiro Índice
(Situação Inicial - Individual)
A - Índice
*Quais os objetivos da avaliação?
*A avaliação é um tema que tem a tendência de apavorar os alunos pelo fato destes estarem acostumados com o tipo de avaliação onde só tem valor o que é respondido na prova. Como reverter este processo, fazendo que a avaliação se torne apenas uma parte integrante e natural do processo de ensino e aprendizagem?
*O que pensam os alunos sobre avaliação?
Primeiro Índice
(Situação Inicial - Individual)
A - Índice
- Como avaliar?
- Quais são os fatores que influenciam no momento da avaliação?
- Quais as principais formas de avaliar?
- O que pensam os alunos sobre avaliação?
B - Fontes de Informação: livros, internet, artigos, coleta de informações com professores e alunos.
C - Técnicas de Trabalho: analisar a bibliografia disponível. Analisar os diferentes pontos de vista através de questionários realizados com professores e alunos. Organização e análise dos dados coletados na pesquisa. Selecionar o material bibliográfico e a partir deste construir um resumo.
D: Duração Prevista: 3 aulas de 2 períodos cada.
Segundo Índice
(Ponto de Partida para o Trabalho do Grupo)
A - Índice
- O que é avaliação? ( Conceitos de Avaliação)
- Qual o sentido da avaliação?
- Como avaliar? (instrumentos/ recursos para avaliar)
- Quais os tipos de avaliação que existem?
- Quais as formas, recursos e instrumentos mais eficazes para avaliar?
- Quais são as considerações dos professores sobre avaliação?
- Quais são as considerações dos estudantes sobre avaliação?
- Quais são as considerações da família sobre avaliação?
- Quais aspectos/ fatores influenciam no resultado/ realização da avaliação dos estudantes?
- Quais os reflexos dos resultados da avaliação dos estudantes para instituição?
B - Fontes de Informação: livros, sites, artigos,jornais, revistas, videoaulas, entrevistas, questionários.
C - Duração: 3 aulas de 2 períodos cada.
D - Projeto de Apresentação: Cartazes.
"O conhecimento não tem sentido em si mesmo: deve ajudar a compreender o mundo, e a nele intervir. Assim sendo, entendemos que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é ajudar a garantir a formação integral do sujeito pela mediação da efetiva construção do conhecimento, a aprendizagem por parte dos alunos." (Vasconcellos. 2005).
A partir disso é possível perceber, que para Vasconcellos o principal objetivo da avaliação está intimamente ligado ao objetivo da educação escolar. Logo, se o propósito é a formação de cidadãos críticos e conscientes não basta levar em consideração apenas uma nota numérica. O principal objetivo é a qualidade da aprendizagem. Assim, avaliar também é uma ferramenta para a construção do conhecimento.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2005.
"O conhecimento não tem sentido em si mesmo: deve ajudar a compreender o mundo, e a nele intervir. Assim sendo, entendemos que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é ajudar a garantir a formação integral do sujeito pela mediação da efetiva construção do conhecimento, a aprendizagem por parte dos alunos." (Vasconcellos. 2005).
A partir disso é possível perceber, que para Vasconcellos o principal objetivo da avaliação está intimamente ligado ao objetivo da educação escolar. Logo, se o propósito é a formação de cidadãos críticos e conscientes não basta levar em consideração apenas uma nota numérica. O principal objetivo é a qualidade da aprendizagem. Assim, avaliar também é uma ferramenta para a construção do conhecimento.
Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/desafios-e-possibilidades-no-processo-de-avaliacao-doa-alunoa-surdoa Acesso em: 11/12/2018 |
REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário