terça-feira, 30 de outubro de 2018

02/11/2018 Plano de Aula e Videoaula sobre Plantas Medicinais – Como Montar Um Herbário de Plantas Medicinais

PLANO DE AULA - VÍDEOAULA

I - ANÁLISE DA REALIDADE

Assunto: Plantas Medicinais – Como Montar Um Herbário de Plantas Medicinais

Necessidades:
Entender a importância do estudo e da utilização das plantas medicinais, atentando para a biodiversidade do ambiente em que estamos inseridos e compreendendo as vantagens que nos oferecem.

II - PROJEÇÃO DE FINALIDADES


Objetivo(s):
Definir plantas medicinais
Reconhecer a importância das plantas medicinais
Identificar plantas medicinais que estão presentes no seu cotidiano e compreender para que podem ser utilizadas.
Construir um Herbário de Plantas Medicinais


Conteúdo(s):
Conceito de plantas medicinais
Para que servem e como podem ser utilizadas as plantas medicinais
Confecção de um herbário de plantas medicinais.


CENA
SOM
IMAGEM
1
Apresentação
CABEÇA:  Olá pessoal meu nome é Leticia Gargione Camargo, sou acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal  de Ciência e Tecnologia – Campus de Vacaria e venho aqui lhes apresentar uma videoaula sobre Plantas medicinais e como confeccionar um herbário.
2
1.º MOMENTO: MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO

Conversar com os alunos sobre o que são plantas medicinais. Para que servem as plantas medicinais. Onde podemos encontrá-las. Quais os benefícios das plantas medicinais para a saúde humana. É possível cultivar plantas medicinais em casa?
Como saber para que serve cada uma dessas plantas? Você sabia que pode ter essas informações arquivadas de forma bastante organizada em sua casa?
Produzindo um herbário todas estas informações necessárias estarão reunidas e organizadas de forma sistemática para auxiliar na utilização dessas plantas tão importantes.
3
2.º MOMENTO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Para Construir um Herbário você vai precisar de:
Exemplares das plantas que você costuma utilizar em sua casa.
Folhas de papel cartão
Folhas de jornal
Uma pasta com saquinhos
Estufa para secagem das plantas.
Passo-a-passo:
1-      Escolha uma planta e colete um ramo, de preferência com flor.
2-      No momento da coleta, anote no caderno o nome da planta, a data da coleta, o local da coleta (praça, canteiro, jardim de casa ou a escola), as cores da flor e se tem aroma.
3-      Coloque as folhas e flores entre folhas de jornal. Sobre elas, coloque alguns livros ou algo mais duro. Deixe o material em repouso por uma semana, no mínimo. 
4-      Após, verifique se o material está seco. Se ainda estiver úmido, deixe mais alguns dias. Se estiver bem seco, pode retirá-lo.
5-      Cole o material ressecado em uma folha de papel cartão branca.
6-      Abaixo da planta, escreva as anotações que você fez no momento da coleta.
7-      Organize as plantas em ordem alfabética.( Opcional ).
8 -     Armazene as plantas em uma pasta de saquinhos, para que fiquem protegidas da ação do tempo.
Sempre que você encontrar uma nova planta e quiser adicionar ao seu herbário basta seguir os passos e ir incrementando sua coleção.
4
3.º MOMENTO: SÍNTESE DO CONHECIMENTO

Na aula de hoje aprendemos a importância das plantas medicinais.
Aprendemos também organizar e armazenar de forma sistematizada as plantas medicinais presentes em nosso dia-a-dia através da confecção de um herbário.
É importante lembrar que sempre que você souber de novas espécies você pode acrescentar a sua coleção para que a informação fique registrada e em caso de dúvidas ou esquecimento elas podem ser acessadas sem maiores dificuldades.

5
Finalização e despedida
CABEÇA
Espero que vocês tenham gostado do vídeo e que consigam aplicar os conhecimentos adquiridos aqui   para enriquecer suas experiências com as plantas medicinais.
Obrigada e até a próxima!


Tempo: Entre 4 e 5 minutos.
Recursos: 
  • Folhas de papel cartão tamanho A4
  • Sacos de papel kraft ou folhas de jornal
  • Pasta com saquinhos
  • Amostras de plantas medicinais
Avaliação: Após a vídeoaula os alunos deverão compreender as vantagens da utilização de plantas medicinais, bem como ser capazes de confeccionar um herbário para um armazenamento organizado dessas plantas.

Tarefa:
Observações:
Referências:
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2012.
MEDEIROS, Edilmari Taques de Oliveira. Os desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Volume II. Paraná, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013unicentro_cien_pdp_edilmari_taques_de_oliveira.pdfhttp://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_cien_pdp_edilmari_taques_de_oliveira.pdf> Acesso em 07/10/18. 

Anexo(s):


10 comentários:

  1. Olá Letícia! Você estava nervosa para fazer o vídeo por nada, ficou ótimo! Sua explicação foi fácil e simples. Gostei da ideia que fazer um herbário para o dia a dia das pessoas porque são poucas que conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia! Adorei você ter usado o herbário como recurso para a vídeo aula.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explicação do herbário, que remete a uma realidade diferente para quem ainda não ingressou em um ambiente de faculdade voltado para essa área.

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia! Achei bem legal o uso do herbário como recurso para a explicação do conteúdo. É uma boa ideia para pessoas que não têm tanto conhecimento no assunto e estão sempre esquecendo "que planta é aquela que se faz tal chá para tal coisa?!". Explicastes de forma simples e com uma linguagem bem acessível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom. O modo como abordou as plantas medicinais e a criação do herbário ficaram ótimas. É uma ideia bem legal a criação dele.

    ResponderExcluir
  6. Letícia muito criativa a ideia de demonstrar a montagem de um herbário de plantas medicinais como se fosse "uma receita". Acho bem didático mostrar a planta "real" no vídeo juntamente com uma imagem, contribuindo para melhor associação do conhecimento pelo estudante.

    ResponderExcluir
  7. Oi Letícia, muito boa tua vídeo aula. Gosto muito de saber sobre as propriedades dos chás, foi super útil. Legal também você trazer como faz o herbário. Tá ótimo. Parabéns..

    ResponderExcluir
  8. Olá Letícia!
    Adorei a sua videoaula e a ideia do herbário!
    Registrarei no arquivo do Roteiro/Plano (Moodle) minhas considerações.
    Parabéns!
    Abraço.
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Lindo o teu herbário. E o teu roteiro de herborização ficou melhor que o vídeo que a prof. passou em aula. No próximo semestre a minha sugestão é que a prof. Thalita use teu vídeo nas aulas de herborização. Mas não se esqueça de cobrar os "copyrights"!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde colega!
    Sou um apaixonado por plantas medicinais. Me criei usando elas, pois onde morávamos quando pequeno era muito difícil de vir ao médico. Então meus pais e avós tinham a receita pronta para todas as patologias que nos acometiam. Legal a tua iniciativa de ensinar as pessoas a montarem um herbário com elas, colocando informações sobre essas plantas. Vivemos um tempo que o sistema de saúde está tentando resgatar a utilização dessas plantas no lugar dos medicamentos químicos, que apresentam vários efeitos colaterais. Cada vez que eu te vejo fazendo uma explanação, seja pessoalmente ou em vídeo, eu vejo uma professora nata em você. Parabéns pelo tema, pela forma que organizou o vídeo e pela formatação.

    ResponderExcluir

27/11/2018 - AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO Perguntas: Como avaliar levando em consideração as diferenças entre os estudantes? Quais são os critérios dos professor...