terça-feira, 30 de outubro de 2018

11 e 17/10/2018 AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E AS SEQUÊNCIAS DE CONTEÚDO

Quatro Unidades Didáticas Como Exemplo

Unidade 1

Nesta unidade apresenta-se uma aula expositiva, com estudo individual sobre o livro ou texto, depois repetição de conteúdos para memorização, após uma prova ou exame e por fim o professor comunica o resultado do exame.

Unidade 2

Nesta unidade acontece a exposição de uma  situação problema, busca por solução com o incentivo do professor aos alunos, após a exposição de conceitos, generalizaçao, aplicação, aonde os alunos devem aplicar o modelo em didversas situações, em seguida exercitação e por fim exame ou prova onde todos os alunos respondem perguntas e fazem exercícios do exame e após o professor lhes comunica o resultado do exame.

Unidade 3

Neste exemplo de unidade o professor apresenta uma situação problemática aos alunos relacionada a algum tema. A partir disso o professor desenvolve o tema destacando os aspectos problemáticos e os que são desconhecidos para os alunos. A partir daí desenvolve-se um diálogo entre professor e alunos sobre a situação em questão, havendo comparações dos diferentes pontos de vista. Após as discussões o professor estabelece as conclusões e após expõem os princípios que se deduz a partir do que foi discutido. Na sequencia é realizado um exercício de memorização que permite relembrar o que foi discutido. Por fim os alunos fazem exercícios do exame e após o professor comunica o resulta do exame aos alunos.

Unidade 4

Nesta unidade o professor apresenta uma situação problemática relacionada a um tema, como na unidade 3. A partir disso os alunos, com ajuda do professor apresentam respostas intuitivas ou suposições sobre cada um dos problemas. Os alunos individual e coletivamente, com auxílio do professor, propõe as fontes de informação mais apropriadas para cada uma das questões. Após a pesquisa é elaborado as conclusões também individual ou coletivamente, com a orientação do professor. Após, individualmente os alunos respondem exercícios de memorização, permitindo a síntese do que foi aprendido. por fim é feito um exame ou prova e a partir deste o professor comunica aos alunos a avaliação da aprendizagem realizada.

O ENSINO SEGUNDO AS CARACTERÍSTICAS TIPOLÓGICAS DOS CONTEÚDOS

Ensinar Conteúdos Factuais

Os conteúdos factuais são aqueles exercitados através da repetição, geralmente desenvolvidos de maneira individual com a finalidade de fixação de conteúdos apresentados.
Por exemplo: saber o que é um órgão no corpo humano, quando o assunto é o corpo humano.

Ensinar Conteúdos Procedimentais

Os conteúdos procedimentais estão relacionados às atividades que envolvem situações significativas e funcionais. Durante o desenvolvimento desses conteúdos o aluno vai ser capaz de perceber a aplicabilidade, utilidade e importância do que está sendo estudado.
No desenvolvimento de conteúdos procedimentais existe uma exercitação, mas não há necessariamente um ordem progressiva ou sequencia de repetições para a memorização. Aqui a memorização se dá de forma prática e sistematizada.

Ensinar Conteúdos Atitudinais

Os conteúdos atitudinais estão relacionados  aos valores da solidariedade, o respeito às minorias, a cooperação, a tolerância e outros valores. Estes conteúdos devem ser abordados de forma conjunta com os conteúdos factuais e se relacionam com as ações coletivas e também individuais que afetam o coletivo.




Referência: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar.Porto Alegre: Artes Médicas, 1998




Nenhum comentário:

Postar um comentário

27/11/2018 - AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO Perguntas: Como avaliar levando em consideração as diferenças entre os estudantes? Quais são os critérios dos professor...