quinta-feira, 26 de abril de 2018

04, 11, 18 e 25/04/2018 - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA





Referência(s): FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.



O que precisamos saber para ensinar?
A importância desta pergunta é incomensurável e, Paulo Freire, responde, explica e explana esse questionamento de forma majestosa em sua obra Pedagogia da Autonomia.
As exigências existentes para o efetivo ato de ensinar são inúmeras, tais como ensinar exige pesquisa, ensinar exige reflexão crítica sobre a prática e ensinar exige bom senso, por exemplo. Estas são algumas das exigências entre tantas outras que são citadas na obra deste autor ímpar de importância indiscutível para a prática docente.
Paulo Freire nos leva a refletir sobre as necessidades incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem de forma que nos torna mais críticos de nós mesmos e de nossas práticas.
Ensinar exige bom senso é um dos temas abordados na obra que tráz uma reflexão a cerca de que devemos ser ponderados e vigilantes enquanto estamos exercendo funções de ensino, enquanto educadores.
Destaca também a responsabilidade do professor e o quão grandiosa é a missão deste.
E tão importante quanto as demais reflexões,Paulo Freire diz que "É que o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo." Isso nos faz ficar atentos de que é preciso sempre levar em consideração os interesses, culturas e individualidades dos alunos para que o ato de ensinar seja significativo.
Conhecer e entender Paulo Freire é uma experiência singular, tendo em vista tantas reflexões e ideias inovadoras que influenciam muito os estudiosos da educação e também os professores em formação nas mais diversas áreas.
Exercer uma pedagogia baseada nos ensinamentos e ideais de Paulo Freire significa trabalhar em busca da formação de cidadãos críticos, pensantes, e conhecedores do seu lugar e sua importância. Significa entender, respeitar e acrescentar algo na aprendizagem de cada aluno.


Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=RfDQotFcUwI > Acesso em 26/04/2018

2 comentários:

  1. Comentar sobre teorias de Paulo freire não é nada fácil sendo um grande pensador, gostei dos teus comentários referentes, onde achei que voçê foi feliz em sua teoria referente ao autor. É preciso que tenhamos resistência na compreensão do futuro, pois não poderemos ficar de luvas temos que arremangar as mangas e seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser ativo no processo de ensino e aprendizagem é um desafio que deve ser encarado com seriedade e comprometimento. Só assim o resultado pode ser satisfatório para ambas as partes envolvidas no processo! Obrigada pela visita!

      Excluir

27/11/2018 - AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO Perguntas: Como avaliar levando em consideração as diferenças entre os estudantes? Quais são os critérios dos professor...